+55 11 3467-7272 contato@bsscom.com.br
0 Items

Um dos maiores desafios para quem trabalha com soluções de áudio e vídeo (AV) é a integração com redes de computadores. Por si sós, elas já são complexas e, considerando que o mercado de equipamentos de áudio e vídeo já existia bem antes da chegada das redes de computadores, a complexidade só aumenta.

A questão é que fazer a integração de monitores, projetores e outros equipamentos para uma videoconferência, por exemplo, exige alguns conhecimentos de redes e conectividade. Afinal, não existe momento de maior aflição do que chegar a hora de uma reunião com executivos em diferentes locais e o áudio não estar bom ou as projeções não aparecerem para alguns dos participantes.

Plataformas tradicionais de AV estão com os dias contados

A integração de equipamentos de áudio e vídeo com sistemas em redes de computadores também enfrenta uma questão cultural. É novidade no Brasil e, portanto, precisa transpassar as barreiras culturais e também a falta de mão de obra especializada.

Em entrevista à revista Business Tech, Sergio Paiva, ex-diretor da Creston Brasil, declarou que “os dias da plataforma múltipla tradicional para os sistemas AV estão acabando”. Ele acredita que os profissionais também enfrentam dificuldades inerentes à largura de banda, à gestão de conteúdos em diferentes resoluções (cada vez mais, o 4K vem assumindo importância), além de compatibilidades de fontes e restrições em relação aos cabos. A integração de equipamentos de diferentes fabricantes, observa, para uma mesma aplicação também é um desafio técnico que precisa ser superado.

AV digital é administrado em rede: nosso próximo passo

Cada vez mais, implantar, gerenciar e manter equipamentos AV de uma única sala, por meio de uma só solução automatizada, se faz necessário. Conforme o tamanho do projeto, a utilização de uma plataforma única e escalonável baseada em IP é fundamental.

Um ponto positivo quando se trata de soluções digitais é que é possível testar, avaliar e refazer num tempo muito menor e sem a necessidade de aquisição de equipamentos complementares. Isso, logicamente, requer um certo nível de conhecimento técnico.

Consultoria especializada pode minimizar os impactos e gerar melhores resultados no encontro de AV com TI

A boa notícia é que é possível buscar ajuda externa. Se não há o conhecimento e a experiências necessárias dentro do negócio, buscar uma empresa especializada, que ofereça tanto o software quanto serviços para este fim, pode ser a solução ideal.

Contratar uma consultoria em audiovisual, que se proponha a ser uma empresa integradora de tecnologias e com excelente know how para ajudar as empresas a desenharem e desenvolverem projetos em AV e TI, pode ser muito útil para os técnicos de audiovisual.

Logicamente, isso requer também uma mudança de cultura. É preciso que os decisores reconheçam a necessidade de melhorar as soluções em áudio e vídeo; percebam o quanto o negócio pode se beneficiar com a integração com a rede de computadores e a gestão estratégica (custos menores de implantação e manutenção, menos problemas, mais comunicação e colaboratividade, entre outros).

Você está preparado para o encontro do AV com a TI? Como tem tratado a integração de soluções em áudio e vídeo com a rede de computadores? Deixe um comentário!  

 

SOBRE A BSS|COM (BusinessCom)
+55 11 3467-7272 / WWW.BSSCOM.COM.BR | CONTATO@BSSCOM.COM.BR
SOMOS UMA EMPRESA INTEGRADORA DE TECNOLOGIAS QUE PRESTA SERVIÇOS DE CONSULTORIA NAS ÁREAS DE INFRAESTRUTURA DE REDES, ÁUDIO E VÍDEO, COM ALTO NÍVEL DE QUALIDADE E CONHECIMENTO TÉCNICO.