É redundante dizer que a tecnologia está mudando o mundo com mais rapidez do que todas as outras revoluções do conhecimento antes vistas. Vivemos hoje o que se convencionou chamar a terceira plataforma da tecnologia da informação, com conectividade extrema, capacidade de ampliação tecnológica sem limites e inúmeras combinações em aplicações e equipamentos.
Não é diferente quando o assunto é a educação. A tecnologia tem se mostrado uma forte aliada para a produção e distribuição de conhecimento. Quando se trata de cursos e treinamentos, a sala de aula não precisa mais ser presencial, a colaboratividade e o intercâmbio de saberes assume variadas facetas.
Videoconferência: a sala de aula a qualquer hora e em qualquer lugar
Tanto instituições de educação quanto organizações dos mais variados portes e segmentos podem agora encurtar as distâncias e economizar recursos ao fazer apresentações, ministrar palestras, cursos e treinamentos via videoconferência.
De um hangout feito via YouTube até sistemas mais elaborados, soluções de videoconferência podem reunir pessoas de lugares distintos em torno de um único tema. O professor pode estar em Nova York, alguns alunos em São Paulo e outros no interior do país.
Imagine que ao invés de trazer um treinador conceituado até a empresa e gastar com deslocamento, hospedagem etc. um líder pode reunir sua equipe, iniciar uma videoconferência e projetar o treinamento ao vivo na parede do escritório. Projetores de alta definição conectados à web podem entregar imagens incrivelmente atrativas, quase reais, com a interatividade necessária para que as pessoas absorvam os conteúdos.
Mobilidade: a TV corporativa, e outras soluções educacionais, na palma da mão
Dispositivos móveis (tablets, smartphones etc.) conectados à web não são mais tendência. São uma realidade que faz parte do dia a dia das pessoas. Em 2014, 40% dos brasileiros já não utilizavam o desktop para acessar à web. Também neste ano, de acordo com a consultoria IDC, forma vendidos mais de 104 smartphones por minuto no país.
A tecnologia mobile também é uma forte aliada da inovação em cursos e treinamentos. Uma empresa que ofereça capacitação para seus colaboradores por meio de um portal ou TV interna, pode entregar aplicações móveis para que as pessoas se informem e assistam aos cursos nos momentos em que não estão no escritório. Assim, um executivo pode aproveitar um módulo de um curso enquanto espera pelo seu voo no saguão do aeroporto.
Equipamentos: a era da alta definição chegou para ficar
Televisores com capacidade de reprodução de áudio e vídeo em 4k , projetores de realidade aumentada, entre outros equipamentos sem fio, mais finos e mais sensíveis… Cursos e treinamentos podem, cada vez mais, inovar com hardwares ultramodernos e de fácil acessibilidade.
Colaboratividade: aprender colaborando com outras pessoas
A tecnologia também trouxe para as mãos dos usuários o poder de gerar conteúdos, solicitar e fornecer respostas, enfim, colaborar. Isso, cada vez mais, vem sendo utilizado nas estratégias de ensino. Fóruns de discussão, plataformas wiki, entre outras iniciativas, podem ser inseridos nas ofertas de cursos e treinamentos.
E os usuários podem colaborar da forma que quiserem: vídeo, áudio, texto… Aprender colaborando, trocando ideias, deve, cada vez mais, ser a tônica do ensino.
Segurança e conectividade: preocupações que não podem ser esquecidas
Dentro de tudo isso, obviamente, é necessário garantir conectividade. Afinal, boa parte do sucesso da exploração dos potenciais da tecnologia na educação é obtida por meio da internet.
Ao que parece, o Brasil está trabalhando bem para isso. De acordo com a IDC, somente no primeiro semestre de 2015 foram comercializados mais de 100 mil access pointes (dispositivos que expandem os sinais do wi-fi) para o mercado empresarial.
Por outro lado, também o quesito segurança da informação merece atenção especial. De acordo com um estudo da McAfee, as ameaças à segurança dos dados devem crescer exponencialmente em 2016, especialmente nas aplicações móveis e equipamentos conectados.
Você está preparado para inovar em cursos e treinamentos utilizando a tecnologia? Deixe um comentário!
Comentários